Ferramentas para estimular a criatividade

Le Chieppe
4 min readJul 30, 2024

--

Há quase um ano atrás, escrevi um texto chamado ‘A criatividade como elemento da nossa identidade’. Acho ele uma preciosidade, se me permite esse imodesto comentário.

Nele falo um pouco sobre a minha visão dos nossos processos criativos e como, quando crescemos, perdemos parte essencial das nossas criações por estarmos sempre apegados a excelência e ao propósito.

E nessa história de falar sobre o criar só por criar, me questionaram nos comentários: quais ferramentas usar para estimular a criatividade?

Apesar do Google ter receita para t-u-d-o, criatividade não tem fórmula mágica. Estranho seria se tivesse… E isso que vivemos em uma época em que a inteligência artificial tenta com todas as suas forças nos ‘roubar’ os trabalhos criativos (mas essa conversa podemos ter depois).

Vou derramar toda a minha honestidade aqui e dizer que essa pergunta foi feita há 4 meses por um querido leitor (oi Anderson!).

Isso significa que há 4 meses eu deixo esse e-mail marcado como não lido. Um lembrete em negrito na minha caixa de entrada que se tornou uma espécie de combustível por aqui.

Veja, eu checo meus e-mails todos os dias. Até de domingo!

É um mal que eu carrego, eu sei. Mas há quatro longos meses eu penso diariamente no que é que me traz criatividade e cheguei a algumas conclusões. Vamos lá?

1) Adeus, redes sociais

Talvez eu te choque muito com essa minha próxima afirmativa. Mas sim, o Tiktok está te deixando mais burro.

Não me leve a mal, eu sou muito fã da internet. É incrível poder conhecer tantos mundos ao simples clique de um botão.

Eu sigo, com o perdão da palavra, uma caralhada de gente, justamente porque fico maravilhada em pensar nas possibilidades que as redes sociais nos trazem.

Maaaas, rolar um feed por 2 horas e 45 minutos definitivamente não te deixa mais criativo.

Faça o seguinte exercício: coloque um despertador e fique 20 minutos no Instagram. Quando o despertador tocar, tente se lembrar de 5 vídeos legais que você tenha visto nesse tempo. Que realmente te agregaram algo.

Seu cérebro vai fazer uma ginástica mental tenebrosa, já que a maioria do conteúdo que consumimos simplesmente sequer é absorvido por nós.

E mais, sua mente não tem a chance de descansar se ela está permanentemente inundada de tantos estímulos — e mentes cansadas não criam arte.

Cumpre fazer uma ressalva: isso não significa que as redes sociais são grandes vilões e devemos todos jogar fora os eletrônicos para retornar a tempos mais simples.

Calma lá, também tem muita coisa boa e muita gente boa que pode ser fonte de inspiração nesse nosso mundo on-line. A questão é usá-lo com sabedoria e parcimônia, cuidando para não cair em um looping de conteúdo ruim.

2. Mais um hobby, por favor

Se você é um pintor e quer estimular a criatividade, faça aula de esgrima.

Se é escritor, vá a uma aula de dabke.

Se é dançarino, está na hora de aprender a fazer crochê.

Na minha experiência, a criatividade não vem necessariamente da atividade que você se sente mais confortável em criar. Ela vem do inesperado, das experiências.

A criatividade emerge quando menos esperamos. Por isso é senso comum que algumas das melhores ideias surgem no banho ou escovando os dentes ou fazendo um bolo (que, no meu caso, costuma queimar).

É preciso ter repertório, bagagem, história pra contar.

É preciso viver para criar.

Quando pensamos em dedicar nossas vidas a arte, não se pode esquecer de que a vida é fator crucial nessa equação.

3. Olhos de criança

Agora, minha estratégia predileta para o resgate da autenticidade das criações é das coisas mais simples possíveis.

Somos tão criativos quando crianças... Nossos pensamentos não nos limitam, já que encaramos o mundo com curiosidade inata.

Tudo nos parece extraordinário. De um sorvete no meio da manhã a uma flor crescendo na calçada. As coisas nos chamam, as cores são mais brilhantes.

Quando criança, enxergamos a vida com poesia. E esse tipo de olhar é um convite para criar.

Então te convido a exercitar a sua criatividade e procurar, nas pequenas coisas ao seu redor, o que faria seus olhos de criança cintilarem como diamantes — para arranjar um jeito de transformar isso em arte.

Essas são algumas das coisas que me vieram a mente nesses últimos 4 meses mas, reforço que estímulo à criatividade não tem resposta certa. Me conta o que te deixa mais criativo por aí?

--

--