Pitanga Biocosméticos

Conhecendo um pouco da marca — e seus valores

Le Chieppe
4 min readMay 1, 2021

Em 2019, a criadora da Pitanga Biocosméticos (@pitangabiocosmeticos no Instagram) deu início a essa marca linda e cheia de propósito. Interessada por cosméticos naturais, ela consumia marcas com esse viés e até se aventurava em algumas criações para uso próprio.

Na faculdade de Ciência Biológicas, teve acesso a uma oficina de cosméticos naturais e, desde então, não parou mais de pesquisar, fazer cursos e se desenvolver na área.

No ano de 2020, a marca cresceu: por conta da pandemia, mais pessoas buscaram alternativas de autocuidado que vão além da pele. E é sobre isso que eu quero falar.

Cuidar de si é um ato revolucionário. É necessário, questão de sobrevivência. Por isso que a gente se cuida escolhendo uma comida saudável, movimentando o corpo e buscando aquietar a mente… Queremos estar bem.

Skincare acaba sendo uma das coisas mais vistas como autocuidado, né? Mas o ato precisa ultrapassar o desejo e urgência de ter uma pele bonita. A Pitanga entende isso e busca entregar produtos que carreguem bem-estar.

Para isso, oferece produtos naturais, veganos e artesanais. Cada um desenvolvido com o máximo carinho e estudo, entregando fórmulas livres de componentes químicos agressivos. Os produtos também contam com óleos essenciais, que trazem a magia da aromaterapia para perto.

Tive a honra de receber algumas coisinhas para testar e queria dividir a maravilhosidade que pude ver de pertinho. Vamos conhecer?

Óleo capilar e corporal

Vou começar falando do produto que mais me chamou a atenção logo de cara. Uma das coisas que eu mais amo de produtos naturais é a multiplicidade de funções oferecidas, justamente por não serem agressivos com o nosso corpo.

Este óleo é um bom exemplo: com óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, óleo resina de alecrim e óleo essencial de ylang ylang, pode ser usado tanto no corpo quanto no cabelo. Apliquei nas pontas deixando agir por 1 hora antes de lavar meu cabelo e amei a hidratação reforçada! Traz de fato um brilho extra para o cabelo, que particularmente eu acho que as máscaras de hidratação tradicionais não conseguem sozinhas.

Para quem tem cabelo oleoso, ele pode ser aplicado no couro cabeludo para ajudar a regular a produção de sebo. Não é o meu caso, mas achei a função bem legal!

Creme suavizador anti-acne

Eu não tenho acne, mas fiquei encantada com os relatos das clientes da Pitanga que usaram esse creme. Muitos feedbacks positivos e agradecimentos pelo milagre alcançado hahahaha

Como hidratante, adorei. Ele é bem consistente mas nada pegajoso ou melequento. Minha pele absorveu bem rapidamente deixando um toque macio.

Apesar de se chamar “anti-acne”, ele também tem outras funções: é regenador, anti-sinais e suavizador de manchas. Fora o cheiro suave de rosa mosqueta que é incrível.

Sombras cremosas e batom cremoso

Foi muito legal ver essas belezuras de perto! Eu realmente não acreditava que elas poderiam ser tão pigmentadas. As sombras são feitas de óxido de zinco e mica, ambos minerais. Sua textura é cremosa, o que facilita a aplicação mesmo pra quem não é super habilidosa na make (como eu!).

E me mostrou que para a gente passar uma maquiagem pra dar aquela levantada no astral não é preciso usar produtos que agridam nem a nossa pele e nem o meio ambiente, né? Beleza com consciência, sempre.

Uma delícia poder conhecer a Pitanga de pertinho, viu? Convido vocês a conhecerem mais sobre a marca no Instagram clicando aqui e no site clicando aqui.

--

--